A força das mulheres empreendedoras

Que as mulheres chegaram para conquistar seu espaço todo mundo já percebeu, mas o que poucos sabem é que elas já são maioria quando o assunto é empreendedorismo.

A força das mulheres empreendedoras

Que as mulheres chegaram para conquistar seu espaço todo mundo já percebeu, mas o que poucos sabem é que elas já são maioria quando o assunto é empreendedorismo. Hoje o número de mulheres que possuem seu próprio negócio supera o de homens, numa proporção de 52,2% de mulheres para 47,8% de homens (segundo a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2013). O Sul é a região onde elas mais empreendem, chegando em 74,3%, contra os 66,2% da média nacional.

O empreendedorismo feminino cresceu 34% em 14 anos. Isso significa que mais de 7,9 milhões de mulheres buscam autonomia financeira através de micro e pequenas empresas. De acordo com um levantamento do Sebrae, essas empresárias são em sua maioria jovens, 40% delas com idade inferior a 34 anos, com atuação principalmente nas áreas de alimentação (16%), serviços domésticos (16%), salão de beleza (13%) e comércio de cosméticos (9%), sendo que 35% delas exercem a atividade dentro de casa.

A grande diferença entre a mulher e o homem na hora de empreender é que elas são movidas pela vontade de mudar o mundo, não apenas pelo dinheiro, e escolhem empreender para ter mais tempo para a família. Isso porque a dupla jornada de trabalho e família pode se tornar muito desgastante e como donas do próprio negócio existe a possibilidade de administrar os horários de maneira mais flexível. Um estudo do Sebrae constatou-se que 40% das mulheres são chefes de família e 70% têm pelo menos um filho.

Com tantos números e dados, fica fácil perceber que a mulher está conquistando seu espaço no mundo. A força criativa feminina tem invadido todos os campos de atuação, trazendo a força da mulher para a sociedade. Ainda existe muito o que mudar, mas estamos no caminho certo. Para acelerar esse processo, uma dica é valorizar o trabalho da mulher, comprando e apoiando o trabalho realizado por mulheres. Vamos começar?

 

 

 



1
Mãe é mãe – Especial MAYA RUSCHEL
#NAREAL_comportamento - 10.05.2018

Mãe é mãe – Especial MAYA RUSCHEL

Continuando nosso diário especial de mães, vamos mostrar um pouquinho das experiências da Maya, de 32 anos - mãe da Valentina e da Selina. 
leia todo o conteúdo >
#PluralSingular – Campanha Verão 2018
#NAREAL_comportamento - 04.09.2017

#PluralSingular – Campanha Verão 2018

O que você já deixou de fazer por ser mulher? Depois de ouvir infinitas respostas para essa pergunta, resolvemos convidar quatro mulheres inspiradoras para participar da nossa nova campanha.
leia todo o conteúdo >
Mãe é mãe – Especial LUZIA
#NAREAL_comportamento - 08.05.2018

Mãe é mãe – Especial LUZIA

Para celebrar esse Dia das Mães, batemos um papo com três mulheres reais, que vivenciam a maternidade de maneiras muito distintas, mas que tem em comum muita coragem, amor e força. 
leia todo o conteúdo >